fbpx

Instituto Marlin Azul e Banda de Congo Panela de Barro apresentam

Apesar dos novos modos de vida da sociedade urbano-tecnológica, alguns bairros guardam a alma de um tempo em que todos se conheciam, se cuidavam mutuamente e se sentavam à beira de uma fogueira para contar causos, tirar versos e festejar a vida. Goiabeiras Velha, em Vitória, é esse lugar onde os laços de convivência cotidiana, os vínculos comunitários e as tradições culturais estão vivos.

As festas em devoção aos santos, o congo, as cantadeiras, o ofício das paneleiras e a integração com o manguezal inspiram a websérie “Griôs de Goiabeiras”.

Episódio de Estreia

Ao modelarem o barro, paneleiras tradicionais de quintal dão vazão às águas profundas da memória e do afeto e revelam, em cada gesto, o conhecimento da arte de fazer panelas em Goiabeiras.  

“Griôs de Goiabeiras” é um projeto comunitário de registro e difusão da memória pessoal e coletiva de mestres e mestras dos saberes e fazeres tradicionais da comunidade de Goiabeiras Velha, com destaque das personalidades mais marcantes, das histórias de vida, da geografia física, social e humana de um dos mais ricos bairros em culturas tradicionais de Vitória.

Episódio II

Para louvar São Benedito e pelo prazer do encontro, Griôs de Goiabeiras recriam, em tempos de pandemia, a tradicional festa do Congo, celebrada pela comunidade em 25 de dezembro.

Fala, Mestre! Fala, Mestra!   

Episódio III

De casa em casa, dia 6 de janeiro, a visita da bandeira da Folia de Reis simboliza benção às famílias da comunidade de Goiabeiras Velha, em festa tradicional de devoção aos Três Reis Magos.

Episódio iV

Guardiãs das cantigas de roda, toadas do congo e da folia de reis, as Cantadeiras mantêm as tradições, garantidas na memória oral, na força das palavras e nos mais vigorosos laços de amizade e afeto.

Episódio V
15 de dezembro às 19h

Terra natal dos Griôs de Goiabeiras, o manguezal oferece alimento para o corpo e para a alma.

Direção e Produção

Beatriz Lindenberg e Jamilda Bento

Assistência de Produção

Vinícius Loreto

Direção de Fotografia

Gustavo Louzada

Segunda Câmera Ep. Folia de Reis

Gui Castor

Som Direto

Greco Nogueira

Som direto Ep. Cantadeiras

Yasmin Marques

Coordenação de Montagem

Marcia Medeiros, edt

Montagem

Vicente Oliveira e Marcia Medeiros, edt

Assistência de Montagem

Nildo Neves

Desenho dos títulos e ilustrações

Nelma Guimarães

Projeto Gráfico

Silvana Andrade

Videografismo

Estúdio Rogério Costa

Apoio técnico

Ariane Piñeiro, Irson Barbosa e Marineia Anatório

Assessoria de comunicação

Simony Leite Siqueira e Karine Nobre

Coordenação Administrativa

Patricia Cortes

Assine nossa newsletter

* obrigatórios