Com célia ribeiro e participação do Núcleo Animazul/Instituto Marlin Azul
Com o intuito de enriquecer a recepção de filmes audiodescritos por pessoas com deficiência visual, foi pensada uma metodologia para propiciar a compreensão de elementos da linguagem cinematográfica como enquadramento, movimento de câmera, espaço fora da tela, luz, entre outros aspectos.
A discussão desses elementos da linguagem cinematográfica pressupõe o entendimento do que seja o campo visual dos videntes, e de como se dá sua transcrição para imagens de duas dimensões, como as presentes nas telas de filmes.
Apresentação
Planejada em 2019, antes da pandemia, a oficina “Sentindo o Filme” deveria ter acontecido de forma totalmente presencial no primeiro semestre de 2020. No início de 2021, já tendo sido adiada por duas vezes, os objetivos do projeto foram adaptados.
Propôs-se então um registro audiovisual a ser disponibilizado ao público em gera acompanhado do lançamento de folder explicativo da metodologia que orientou a construção das maquetes. Além disso, foi proposta uma roda de discussão sobre a elaboração dos materiais didáticos e sobre propostas de uso dos mesmos; com a participação das pessoas envolvidas em sua construção, de deficientes visuais, de representantes de instituições capixabas que desenvolvem trabalhos com deficientes visuais.
Metodologia
Tendo como referência a animação “Menina da chuva”, dirigida por Rosária, foi construída uma maquete tridimensional de uma cena deste curta.
Baseada no enquadramento dessa cena na animação, foi realizada a segunda maquete, composta pelos distintos planos bidimensionais, encaixados verticalmente sobre uma base, respeitando as proporções das distâncias de profundidade sugeridas na cena.
Os planos retirados da base, sobrepostos e agrupados, formam o terceiro material didático, que denominamos foto-objeto, ou seja, uma foto com relevo, na qual se destacam os diversos planos, podendo ser perceptíveis ao tato.
Por meio da experimentação tátil dessas três maquetes, é possível estabelecer um diálogo com deficientes visuais, sobre questões relevantes envolvidas na transcrição de uma cena tridimensional para uma bidimensional; como ponto de vista, ponto de fuga e a consequente diminuição dos objetos conforme a distância do observador.
O FIlme
A premiada animação “Menina da chuva”, dirigida por Rosária, conta a história de uma criança de rua que busca estabelecer contato com outras, durante um dia em que percorre uma região da cidad.
O curta-metragem foi escolhido como ponto de partida para a realização de maquetes, tanto pela temática – tratada de maneira sensível – como pelo impecável roteiro. Acrescenta-se a esta escolha os desenhos que propiciam o envolvimento afetivo da recepção com os desejos de sociabilidade, com as frustrações e com a solidão da personagem; além da animação dirigir-se tanto a crianças como a
adultos.
Os sentimentos que perpassam a história estão intimamente relacionados com os desenhos dos personagens e com a direção de arte.
MENINA DA CHUVA
Brasil (RJ), 2010
Diretora: Rosária
Produção Executiva: Rosária
Direção de Arte: Rosária
Trilha Sonora: Leonardo Mendes
Maquetes, foto-objetos e bonecos
Foram escolhidas duas cenas da animação “Menina da chuva”, como referência para os materiais didáticos.
Cena 1
![](https://imacultural.org.br/wp-content/uploads/menina_img_08.jpg)
Um grupo de crianças sentadas no chão, brincando com bonecas, enquanto a protagonista se distancia, após ter sua tentativa de participar da atividade rejeitada pelas meninas.
A maquete tridimensional desta primeira cena é composta por bonecas de pano que representam as crianças e por bonequinhas menores que reproduzem as bonecas com as quais essas crianças brincam.
Maquete bidimensional
![](https://imacultural.org.br/wp-content/uploads/maquetes_bidimensionais-1024x339.png)
O manuseio da foto-objeto permite perceber o achatamento que ocorre na imagem bidimensional com a supressão destes espaços, mas guarda um relevo entre as figuras para que possam ser identificadas.
A experiência tátil dos elementos da maquete tridimensional propicia a compreensão do achatamento da imagem bidimensional e do ponto de vista.
Cena 2
![](https://imacultural.org.br/wp-content/uploads/menina_img_07.jpg)
A Menina da chuva observando um aquário em uma loja de animais onde peixinhos nadam em círculo, ora aparecendo inteiros, ora total ou parcialmente encobertos pelos outros.
peixinhos de pano
![](https://imacultural.org.br/wp-content/uploads/menina_img_05-1024x762.jpg)
Foram confeccionados peixinhos de pano conforme os da cena do aquário, para serem manipulados pelos participantes da oficina de modo a compreenderem o fenômeno visual do encobrimento de um objeto por outro que se situa a sua frente, desde que não seja transparente.
TV Educativa – ES