fbpx
15 cidades, 15 histórias.
Uma ferrovia, 905 kilômetros.

Os 15 filmes do Projeto Curta Vitória a Minas lançados em 2015 estão de volta! Desta vez, os curtas-metragens realizados por moradores de cidades situadas ao longo da Ferrovia  farão parte de uma coletânea especial do IMA Cultural. 

Toda sexta-feira um novo filme ficará disponível no site.

A exibição acontece simultânea à transmissão das obras pela TV Educativa do ES, numa parceria inédita com o Instituto Marlin Azul.
Boa sessão!!

Triste Sina, Triste Cena
de de Maria Lenice de Oliveira Sá, Santana do Paraíso – MG

Recortes

de Tião Nascimento, Belo Oriente – MG

O Projeto

A vida é feita de histórias. Elas podem revelar personagens, lugares, acontecimentos. Algumas resgatam lembranças, preservam a memória ou mobilizam as pessoas. Outras aproximam, divertem ou informam, e ainda existem aquelas que inspiram e transformam.

Histórias de amor, causos, lendas populares e memórias de infância, entre tantos outros temas, fazem parte desse conjunto de 15 curtas-metragens.

A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) passa por 42 localidades entre Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Cariacica, no Espírito Santo.

O projeto Curta Vitória a Minas preserva a memória dos moradores de comunidades que vivem ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), por meio do registro das experiências individuais que têm em comum o cenário ferroviário tão presente e atuante no cotidiano de cada um.

 

Com roteiro, produção e direção dos moradores, os curtas-metragens trazem o imaginário destas cidades, registrando a identidade geográfica, ambiental e cultural de cada município.

Depois de terem suas histórias escolhidas, os 15 moradores de municípios localizados no entorno da Ferrovia Vitória a Minas se encontraram no Morro da Vargem, em Ibiraçu, no Espírito Santo, onde funciona o Centro de Estudos Narazaki do Mosteiro Zen Budista.

Envolvidos pelo ar puro e a vegetação da Mata Atlântica, os autores experimentaram, no decorrer de 15 dias, os princípios básicos da realização de uma obra audiovisual.

A programação incluiu aulas de roteiro, direção, produção, direção de fotografia, som, edição, dentre outros conteúdos, ministrados por profissionais do cinema.

Os Filmes

Histórias locais contadas por moradores de 15 cidades localizadas ao longo dos 905 quilômetros de extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Das histórias selecionadas nasceram os 15 filmes de curta-metragem, gravados nos municípios participantes e exibidos em sessões abertas e gratuitas por praças e ruas destas comunidades.

O acervo reúne ficções e documentários produzidos em Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo, e Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Belo OrienteSantana do Paraíso Antônio Dias e Nova Era, em Minas Gerais.

Belo Oriente – MG
Recortes
de Tião Nascimento, ferroviário aposentado
Documentário, 14’05” Em Belo Oriente, no interior de Minas Gerais, a rua da estação é um patrimônio das famílias herdado de geração em geração.
Governador Valadares – MG
Contos Ferroviários
de Everton Villaron de Souza, funcionário público
Ficção, 14’05” Aberlado é um ferroviário aposentado cheio de histórias da velha Estação de Trem de Governador Valadares.
Periquito – MG
Expedição Rio Doce
de Vitor Augusto de Oliveira, gestor ambiental
Documentário, 13’55” Passado e presente se confrontam nesta história
TUMIRITINGA – MG
O Mistério do Caboclo
de Denilson Patrício, músico

Ficção, 11’20” Após receber a triste notícia do desaparecimento de uma de suas filhas nas águas do Rio Doce, José revive o trágico dia em que, naquele mesmo local, dispensaria o que viria a ser misteriosamente o motivo da sua vida.

CONSELHEIRO PENA – MG
Deslizando nos Trilhos
de de Ely Moreira da Costa, marceneiro e carpinteiro
Ficção, 15’50” Filho de um pequeno produtor de queijos, Lucas cresceu ouvindo histórias do pai sobre a imponência e a magia das locomotivas. Após a falta do pai, não pôde mais estudar, pois precisou continuar o trabalho da família.
RESPLENDOR – MG
Os Primos do Mundo
de Leo 20,
publicitário

Ficção, 10’55” Com imagens que falam por si mesmas e poucas palavras, o filme resgata a mistura dos sangues que correm nas veias dos brasileiros. Mostra a miscigenação de vários povos com os nativos desta terra chamada Brasil. O filme decreta que os brasileiros são Os Primos do Mundo.

AIMORÉS – MG
Estranha Criatura
de Rosângela Iglesias, professora e pedagoga
Ficção, 12’30” Os vagões dos trens que correm pela Estrada de Ferro Vitória a Minas transportavam não só minerais, peças e grãos, mas a história de homens fortes e corajosos que encaravam os dias e as noites de trabalho, muitas vezes surpreendidos por estranhos acontecimentos.
BAIXO GUANDU – ES
O Trem do Amor
de Vanda Berger, professora e pedagoga
Ficção, 11′ Era apenas mais uma das tantas viagens de trem para Carlos, mas, o destino lhe reservava um encontro inesperado e acontecimentos imprevisíveis que fazem com que o trem de partida não seja o mesmo da chegada.
COLATINA – ES
O Som do Silêncio
de Juliana Brêda, estudante
Ficção, 10’57” O que fazer quando o mundo de julgamentos e preconceitos mora bem perto?
JOÃO NEIVA – ES
A Seta do Galo, o Terrível
de Sandra Campos Mazzega,
técnica em contabilidade

Ficção, 14′ Um grupo de amigos, depois de uma comemoração em um barzinho, próximo ao cemitério de João Neiva, encontra-se em uma situação inusitada quando um deles resolve pular o muro do lugar para virar a seta do galo de direção.

IBIRAÇU – ES
O Segredo de Giuzzeppe
de Nilma Rosa Gomes de Lima Scarpati, bibliotecária
Ficção, 13’32”   Certa vez em um passeio pela estrada, Moisés encontra Giuzzeppe. Deste encontro, nasce uma amizade improvável.
FUNDÃO – ES
Vovó, o Trem e Eu
de Eloisa Ribeiro Loureiro,
funcionária pública

Ficção, 13’20” A diversão, os valores, o carinho e o aconchego das antigas viagens de trem na companhia da avó. O resgate de uma infância cheia de alegrias vividas na rua num tempo em que as brincadeiras promoviam a interação e o convívio social.

Curta Vitória a Minas Primeira Edição

Assine nossa newsletter

* obrigatórios