Oficinas de Técnicas de Animação

Que tal aprender um pouco sobre as técnicas básicas de animação ensinadas pelo Instituto Marlin Azul nas oficinas nas escolas? O IMA cultural lança uma série de quatro aulas apresentadas pela professora e animadora Analucia Godoi. Os episódios explicam de forma simples o fenômeno da persistência ótica, ou seja, como os objetos e personagens ganham movimento em massinha de modelar, desenho em papel (2D) e areia.

Play Video

Brinquedos Ópticos

No primeiro episódio, Analucia apresenta os brinquedos ópticos, dispositivos mecânicos baseados na teoria da persistência da visão, ou seja, na fração de segundos em que a imagem permanece na retina. Um exemplo é o flipbook, aquele livrinho cujas folhas desenhadas dão a sensação de movimento quando viradas rapidamente.

Play Video

Animação 2d

Depois de aprender sobre os brinquedos ópticos, agora é hora de entender o funcionamento da técnica de animação com desenhos 2D. Aqui você verá pequenas demonstrações sobre como se constitui um desenho animado com imagens planas, sem profundidade, em que os desenhos apenas se movem em dois eixos: vertical e horizontal.

A técnica 2D é apresentada pela cena da animação “O Bruxo do Cosme Velho”. Mostrando alguns personagens finalizados no papel pintado a lápis, vemos o conceito do ciclo de animação e como os personagens são desenhados separados dos cenários e, às vezes, dos próprios membros, quando se movimentam.

Play Video

Areia

Você vai se encantar com uma das técnicas mais performativas desta arte: a animação na areia. Com as mãos ou com algum utensílio, o animador cria sequencias de imagens sobre uma mesa de vidro transparente com iluminação de fundo. A animadora Analucia Godoi demonstra a técnica de um jeito simples e divertido. 

Play Video

massinha

A professora Analucia Godoi desvenda o stopmotion de massinha, mostrando como foi produzida a cena do filme “Os Segredos do Rio Grande”, em que se utiliza a câmera table top e uma cena em fundo infinito, demonstrando as possibilidades plásticas de animar as esculturas de massinha em três dimensões.

Analucia Godoi

Analucia Godoi é professora das oficinas do Projeto Animação/Ponto de Cultura Animazul, desde 2017. Orientou as aulas de roteiro e animação dos curtas “Os Segredos do Rio Grande” (2017, Lavras/MG), “Sobre a Gente” (2018, Vitória/ES), “Vento Viajante” (2019, Icapuí/CE) e “Era uma Vez em Icapuí”(2020/2021, Icapuí/CE). A animadora também ministra oficinas sobre experimentações e processos criativos em animação em várias unidades do SESC.

Formada em Imagem e Som, pela Universidade Federal de São Carlos, Analucia atua no mercado de animação há mais de 18 anos. Desde 2008 é sócia do estúdio Giroscópio Filmes. Entre as suas produções estão séries de interprogramas premiadas para o Canal Futura, e vinhetas de abertura para o Anima Mundi e para o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). Dirigiu o curta metragem “Virando Gente”, premiado pelo júri das crianças do Festival de Cinema Infantil de Florianópolis e finalista do Grande Prêmio de Cinema Brasileiro. Analucia é uma das animadoras da série “Mulheres Fantásticas”, sobre personagens que fizeram história em seus ofícios. Em 2019 animou o episódio da cantora e compositora Dona Ivone Lara; em 2021, a cientista June de Almeida e em 2022 criou o episódio especial sobre a filósofa Simone de Beauvoir.

Coordenou a produção de animação de vários projetos também fora da Giroscópio, como a série “Angeli, The Killer”, pela Coala Filmes; a animação do longa de documentário “Austism Goes To College”, de Erik Linthorst, com direção de animação de Daniel Bruson; assim como a produção de animação do curta “Carne”, de Camila Kater, produzido pela Doctela. Depois de dirigir a segunda temporada da Série Consciente Coletivo, em 2021 produziu uma série especial do Espaço Crianças junto ao SESC Av. Paulista, chamado “Era uma Casa” e uma mini série sobre as Paralímpíadas com o Sesc Consolação chamada “Para Todo Mundo”.

Assine nossa newsletter

* obrigatórios