fbpx

Oficina Cortar Pra Quê?

camera

Unindo teoria e prática, a oficina tem como objetivo preencher uma lacuna deixada pelos cursos livres de edição, que frequentemente estão focados na formação de operadores de softwares. Por outro lado, o ensino acadêmico é, por excelência, voltado para a formação teórica.

Numa linguagem acessível, CORTAR PRA QUÊ? chama a atenção para os fundamentos da montagem e estimula a criatividade para solucionar os desafios que se apresentam nos sets de filmagem e nas ilhas de edição.

Lulu Corrêa

Lulu Corrêa é formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Com 40 anos de experiência, discípula de Nelson Pereira dos Santos, Lulu assina a montagem de A Música Segundo Tom Jobim (2012), Cinema de Lágrimas (1995) e A Terceira Margem do Rio (1993).

Foi diretora assistente nos filmes de Hugo Carvana, com quem trabalhou desde O Homem Nu (1996). É montadora premiada pelos filmes Áurea, de Zeca Ferreira (2009); O Quinze, de Jurandir Oliveira (2004); Como se Morre no Cinema (2002); Rio de Memórias, de José Inácio Parente (1987).

Lulu assina ainda a direção dos curtas Como se Morre no Cinema (2002), Sol de Oro no Festival de Biarritz  e ganhador de 11 prêmios nacionais; A Cidade e o Poeta (2007), premiado pela Academia Brasileira de Cinema; Machado de Assis (2008); Rio, 39,6 Graus (2009) e o longa-metragem Carvana (2018).

No Instituto Marlin Azul ministrou dezenas de oficinas de roteiro e direção nos projetos Revelando os Brasis (desde 2004); Projeto Animação (desde 2007); Curta Vitória a Minas (2014).

Mais Informações

Período 4 de abril a 9 de maio de 2022
Carga horária 22 horas (11 encontros)
Duração 6 semanas.
Segundas e quintas, das 19h30 às 21h30
Didática Introdução teórica, análise de cenas e exercícios de montagem.

Inscrições encerradas

Programa

  • Evolução da linguagem cinematográfica. Montagem clássica narrativa. A Escola
    Soviética.
  • Montagem invisível: a gramática do ilusionismo.
  • Som. Assincronismo. Cinema sonoro.
  • Manipulação e fragmentação do tempo. Ritmo.
  • Montagem e Dramaturgia. Interferências no trabalho do ator. Edição de diálogos.
  • Montagem no filme documentário. Nanook. Cine-Olho. Edição de entrevistas.
  • O corte na TV. Teledramaturgia. Telejornalismo.
  • Os desafios do dia a dia.

Assine nossa newsletter

* obrigatórios