Ele
ELE é o cara! Homenagem a Noel Rosa. Sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista, Noel morreu aos 26 anos, deixando 259 canções que se tornaram clássicos do cancioneiro popular brasileiro.
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Vitória

--------------

--------------

Ele
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Vitória
Sinopse
ELE é o cara! Homenagem a Noel Rosa. Sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista, Noel morreu aos 26 anos, deixando 259 canções que se tornaram clássicos do cancioneiro popular brasileiro.

Filme do Projeto Animação

Making of

Técnicas Utilizadas
2D
Atividade Cineclubista

A máxima “samba não se aprende na escola” é um bom mote para pensarmos “o que se aprende na escola, e por que se aprende isso, e não aquilo”. Constantemente, os alunos se perguntam qual a necessidade de estudarem um determinado conteúdo, ou mesmo de pensarem que quando estão vendo um filme, não estão “tendo aula”. O conhecimento não se restringe a aulas expositivas, muito pelo contrário! É fundamental questionar isso junto com os alunos.

De que maneira os talentos individuais são estimulados ou tolhidos pela escola?

O samba ocupou durante muito tempo o lugar de “maldito”. Antigamente, as manifestações ritmicas de escravos eram chamadas batuque, e com o tempo, essas manifestações deram origem ao lundu e ao maxixe. O samba é herdeiro dessas manifestações. Foi preciso muitos anos até que o samba fosse visto de outra forma. Vale a pena pensar sobre outras expressões artísticas que hoje ocupam um lugar maldito.

Noel Rosa levou uma vida boêmia, vivendo sempre à margem e, ao mesmo tempo, foi artista genial. Sua extraordinária obra não deixa dúvidas sobre o legado de um artista impar, mas também a questão de seu estilo de vida boêmio.

Aos 26 anos, Noel Rosa faleceu deixando uma obra de mais de 250 músicas. Nunca é cedo para começar a criar! O importante é acreditarmos em nós mesmos e investirmos naquilo que sonhamos.

Proposta 1

Pergunte a cada aluno qual a sua principal área de interesse e reflita com ele de que maneira a escola pode estimular o seu talento.

Proposta 2

Um bom exercício de análise filmica é observar de que maneira o filme resolve visualmente o sucesso das músicas de Noel Rosa.

Observe com os alunos a cena em que as músicas de Noel começam a tocar nas rádios e pense com os alunos sobre o significado da “reprodução” de diversas figuras de Noel no mesmo plano como solução para representar o sucesso alcançado pela
sua música.

Proposta 3

Outro momento que merece ser objeto de análise filmica é o da imagem de Noel andando na calçada de pedras portuguesas e deixando um rastro de notas musicais pelo caminho. Essa imagem tem um poder simbólico e de sintese, representando, de certa forma, o legado de um gênio da música brasileira.

Ficha Técnica

Direção, Roteiro, Animação, Direção de Arte
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Vitória

Orientação de Roteiro
Luelane Corrêa

Orientação de Animação
Rosaria

Produção Executiva
Beatriz Lindenberg

Direção de Produção
Lucia Caus Delbone

Coordenação de produção
Gabriela Nogueira
Patricia Cortes

Coordenação das oficinas
Yvana Belchior

Monitores das oficinas
Alunos do Núcleo Animazul
Ariane Piñeiro
Marinéia Anatório
Renê Schutz

Narração
Alunos do Núcleo Animazul

Composição e Interpretação da Trilha Sonora
Alunos da Academia de Ensino Orquestra Jovem e
Alunos do Grupo Congo Mirim da Ilha (Projeto Vale Música)

Edição e Finalização
Rosaria
Érica Valle

Gravação, Edição de Som, Mixagem
Estúdio Nova Arte/Kiko Miranda

Pós-produção
Karen Akerman

---------

#4
Chico Abelha
Uiara Maria Carneiro da Cunha
#2
O Dono do Carnaval
Maria de Lourdes Scabine Lezo
#5
Insano Jazz
Hélio Coelho
#3
São Luiz de Rabo e Chifre
Vanessa Cristina de Oliveira
#15
A Carta
de Márcio Firmo, produtor de eventos
#14
Memória de um Casarão
de Josias Rodrigues Figueiredo, maçariqueiro

Assine nossa newsletter

* obrigatórios