Recortes
Em Belo Oriente, no interior de Minas Gerais, a rua da estação é um patrimônio das famílias herdado de geração em geração.

--------------

--------------

Recortes
de Tião Nascimento, ferroviário aposentado
Sinopse

Em Belo Oriente, no interior de Minas Gerais, a rua da estação é um patrimônio das famílias herdado de geração em geração.

Ferroviário aposentado, contador de histórias e escritor, Tião Nascimento guarda muitas emoções das velhas estações de trem. “Aos 22 anos, no ano de 1971, fui contratado pela CVRD. Trabalhei no despacho de mercadoria, na venda de passagem e na liberação da licença para o trem prosseguir a viagem entre uma estação e outra. Aprendi a usar o telégrafo, que era a única forma de comunicação entre as estações, e aposenteime no trem”. O morador de Belo Oriente, em Minas Gerais, homenageia através de um documentário pessoas que fazem parte da vida da cidade. “Gosto de escrever. Começo com um personagem e, aos poucos, vou descobrindo a história. Enviei várias histórias para o concurso e escolheram uma em que tentamos imortalizar os principais personagens da cidade. Eu adorei o curso e o contato com estes profissionais que compartilham conhecimentos. Achei interessante a arte da fotografia e também gostei da montagem, da mixagem de som. Fazer um filme é um trabalho meticuloso”.

Galeria

Ficha Técnica

Roteiro, direção e produção
Tião Nascimento

Assistente de direção
Tati Rabelo e Rodrigo Linhales

Produção
Alaor Teles do Carmo

Assistente de produção
Camila Rodrigues da Silva,
Erenilce Aparecida Moisés e
Raphaela Rodrigues da Silva

Imagens
Yuri Aires

Assistente de câmera
Deilson Lourenço

Som
Fê Paschoal

Edição
Mirabólica

Depoimentos
Alcino Moizés (CURIÓ), Dalva Motta Gomes, Dayala Eleny da Silva, Deuleni da Silva Nascimento, Elizete Moisés, Judith Campos de Souza, Maria do Socorro Martins Procópio e Tião Nascimento.

---------

Filmes relacionados: Documentários 

#14
Memória de um Casarão
de Josias Rodrigues Figueiredo, maçariqueiro
#11
Expedição Rio Doce
de Vitor Augusto de Oliveira, gestor ambiental
#3
Casamento Pomerano
#2
Folia de Reis de Goiabeiras Velha
#8
Povos do Mangue (Nova Canaã)
Membros da Associação de Pescadores, Marisqueiros e Caranguejeiros de Nova Canaã (Cariacica)
#1
Árvore Grande

Assine nossa newsletter

* obrigatórios