Deslizando nos Trilhos
Filho de um pequeno produtor de queijos, Lucas cresceu ouvindo histórias do pai sobre a imponência e a magia das locomotivas. Após a falta do pai, não pôde mais estudar, pois precisou continuar o trabalho da família.

--------------

--------------

Deslizando nos Trilhos
de Ely Moreira da Costa, marceneiro e carpinteiro
Sinopse

Filho de um pequeno produtor de queijos, Lucas cresceu ouvindo histórias do pai sobre a imponência e a magia das locomotivas. Após a falta do pai, não pôde mais estudar, pois precisou continuar o trabalho da família.

Quando criança, Ely sonhava em ser maquinista. Tornou-se marceneiro e carpinteiro. E, ao mesmo tempo, a vida o formou cantor e contador de história. Aos 69 anos de idade, o mineiro nascido em Santa Rita do Itueto, morador de Conselheiro Pena, em Minas Gerais, continua apaixonado pelas locomotivas. Ely transformou em filme a história "Deslizando nos Trilhos" em que resgata a magia das antigas viagens de trem. Vindo de uma família de nove filhos, pai marceneiro e carpinteiro e mãe dona de casa, começou a ajudar o pai na oficina com 11 anos. Como na sua época não tinha escola na roça, as aulas eram improvisadas nas casas por um professor que apareceu na região. Estudava, mas não podia parar de trabalhar. Hoje, ele conta um pedaço destas lembranças. "Resolvi participar do concurso, mas não acreditei que a história de um menino roceiro pudesse interessar a alguém. Tenho a impressão que o desejo da Vale com este projeto é a integração da sociedade. A empresa quer apresentar a Vale não somente como estrada de ferro, mas participante desta comunidade que se desenvolveu ao longo dos trilhos".

Play Video
Galeria

Fotografia (filmagens)
Felipe Amarelo
Heitor Riguette
Rafael Segatto

Fotos Oficinas
Ratão Diniz

Ficha Técnica

ROTEIRO E DIREÇÃO E PRODUÇÃO
Ely Moreira da Costa

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO
Cintia Regina de Oliveira

IMAGENS
Juarez Pavelak

SOM
Ramon Gonçalves

EDIÇÃO E EDIÇÃO DE SOM
Márcia Medeiros e
Maria Bento

FINALIZAÇÃO DE SOM E MIXAGEM
Lucas Ramos

FINALIZAÇÃO DE IMAGEM
Map Style

MOTION GRAPHICS
Estúdio Rogério Costa

MAQUIAGEM
Hianael Cristina de Oliveira

PRODUÇÃO DE SET
Patricia Cortes

PERFORMANCE TRILHA SONORA ORIGINAL
Ely Moreira da Costa e Chico Oliveira

ELENCO PRINCIPAL
Adriano Rodrigues de Almeida, Brenda Araújo Vieira, Douglas Costa de Freitas, Flávia de Oliveira Berto Ribeiro e Lucas Lima Fagundes Maia

ELENCO SECUNDÁRIO
Argéu Venturini Souza Rodrigues, Dolores Daros Costa, Ely Moreira da Costa Júnior, Erick Machado Satheler, José Eduardo Machado, Leandro Costa, Luiz Antônio de Oliveira, Makerlli Sathler Gonçalves Machado, Maria Luisa Berto Ribeiro, Marlon Thiago Lima, Mônica Cristina e Silva Guerra e Sofia Mara Torres de Oliveira FIGURANTES Cintia de Oliveira, Noeme Alves da Costa e Viviane H. Araújo Vieira.

---------

Filmes relacionados: Ficção 

#15
A Carta
de Márcio Firmo, produtor de eventos
#13
Triste Sina, Triste Cena
de Maria Lenice de Oliveira Sá, professora aposentada
#10
Contos Ferroviários
de Everton Villaron de Souza, funcionário público
#9
O Mistério do Caboclo
de Denilson Patrício, músico
#7
Os Primos do Mundo
de Leo 20, publicitário
#5
O Trem do Amor
de Vanda Berger, professora e pedagoga

Assine nossa newsletter

* obrigatórios