15 cidades, 15 histórias.
Os 15 filmes da primeira edição do Projeto Curta Vitória a Minas, realizados por moradores de cidades situadas ao longo da estrada de ferro e lançados em 2015, fazem, agora, parte de uma sessão especial do IMA Cultural.
A exibição acontece simultânea à transmissão das obras pela TV Educativa do ES, numa parceria inédita com o Instituto Marlin Azul.
Boa sessão!!
A vida é feita de histórias. Elas podem revelar personagens, lugares, acontecimentos. Algumas resgatam lembranças, preservam a memória ou mobilizam as pessoas. Outras aproximam, divertem ou informam, e ainda existem aquelas que inspiram e transformam.
Histórias de amor, causos, lendas populares e memórias de infância, entre tantos outros temas, fazem parte desse conjunto de 15 curtas-metragens.
A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) passa por 42 localidades entre Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Cariacica, no Espírito Santo.
O projeto Curta Vitória a Minas preserva a memória dos moradores de comunidades que vivem ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), por meio do registro das experiências individuais que têm em comum o cenário ferroviário tão presente e atuante no cotidiano de cada um.
Com roteiro, produção e direção dos moradores, os curtas-metragens trazem o imaginário destas cidades, registrando a identidade geográfica, ambiental e cultural de cada município.
Depois de terem suas histórias escolhidas, os 15 moradores de municípios localizados no entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas se encontraram no Morro da Vargem, em Ibiraçu, no Espírito Santo, onde funciona o Centro de Estudos Narazaki do Mosteiro Zen Budista.
Envolvidos pelo ar puro e a vegetação da Mata Atlântica, os autores experimentaram, no decorrer de 15 dias, os princípios básicos da realização de uma obra audiovisual.
A programação incluiu aulas de roteiro, direção, produção, direção de fotografia, som, edição, dentre outros conteúdos, ministrados por profissionais do cinema.
Histórias locais contadas por moradores de 15 cidades localizadas ao longo dos 905 quilômetros de extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Das histórias selecionadas nasceram os 15 filmes de curta-metragem, gravados nos municípios participantes e exibidos em sessões abertas e gratuitas por praças e ruas destas comunidades.
O acervo reúne ficções e documentários produzidos em Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo, e Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Belo Oriente, Santana do Paraíso Antônio Dias e Nova Era, em Minas Gerais.
Ficção, 14’54” Baseado em uma história real, o filme revela a verdadeira face de muitas mulheres que ainda hoje são submissas aos maridos, mesmo que de uma forma velada.
Ficção, 11’20” Após receber a triste notícia do desaparecimento de uma de suas filhas nas águas do Rio Doce, José revive o trágico dia em que, naquele mesmo local, dispensaria o que viria a ser misteriosamente o motivo da sua vida.
Ficção, 10’55” Com imagens que falam por si mesmas e poucas palavras, o filme resgata a mistura dos sangues que correm nas veias dos brasileiros. Mostra a miscigenação de vários povos com os nativos desta terra chamada Brasil. O filme decreta que os brasileiros são Os Primos do Mundo.
Ficção, 14′ Um grupo de amigos, depois de uma comemoração em um barzinho, próximo ao cemitério de João Neiva, encontra-se em uma situação inusitada quando um deles resolve pular o muro do lugar para virar a seta do galo de direção.
Ficção, 13’20” A diversão, os valores, o carinho e o aconchego das antigas viagens de trem na companhia da avó. O resgate de uma infância cheia de alegrias vividas na rua num tempo em que as brincadeiras promoviam a interação e o convívio social.
realização
APOIO