Narrador 1 O Instituto Marlin Azul apresenta “A Baleia e o Tesouro”.
Narrador 2 Esse podcast faz parte do projeto Cine Animazul, realizado pelo Instituto Marlin Azul com recursos do Funcultura, Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo.
Narrador 1 “A Baleia e o Tesouro” é um filme de animação de curta metragem realizado por alunos da unidade municipal de ensino fundamental dr. Tuffy nader, de Vila Velha, Espírito Santo.
Vamos conhecer mais sobre o filme?
Narrador 2 O filme apresenta, primeiro, a personagem da baleia, que defendia um tesouro que todos os homens queriam. Esse tesouro era a reserva.
Narrador 1 E logo depois, vemos um outro personagem importante: um homem que queria, justamente, explorar essa reserva e transformar as árvores em móveis.
Narrador 2 Os objetivos deles são opostos. O da baleia era proteger a reserva, e o do homem era explorar essa mesma reserva.
Narrador 1 Então, essa relação é marcada por um conflito, e o conflito é essencial quando pensamos em construir uma narrativa. Mas será que toda narrativa precisa de um conflito?
Narrador 2 Hum… Boa pergunta! Há quem diga que sim! Que sem conflito não há drama, e o drama aqui se refere a toda narrativa que se destina à encenação, com personagens e diálogos. É por isso que falamos em dramaturgia!
Narrador 1 Esses dois personagens são apresentados separadamente. A baleia protegendo a reserva e o homem navegando no seu barco.
Narrador 2 Mas eles acabam juntos, o homem dentro da baleia, literalmente…
Narrador 1 O interessante é que o filme aproxima esses dois personagens através da montagem alternada.
Narrador 2 Mas isso já não está no roteiro, através do modo como as cenas se encadeiam?
Narrador 1 Sim, mas no roteiro, essa relação entre as cenas define a estrutura da narrativa. Só que na tela, a gente vai além e analisa o modo como cada plano se relaciona com outro.
Narrador 2 E o que é essa montagem alternada?
Narrador 1 Montagem alternada é quando o filme estabelece uma relação entre duas ou mais ações que ocorrem simultaneamente em locais diferentes.
Narrador 2 Ah, entendi. Quando o filme mostra a baleia dormindo e o homem incendiando a reserva, então isso é uma montagem alternada?
Narrador 1 Isso! Só que logo depois os dois personagens se encontram na mesma cena e, também, no mesmo plano.
Narrador 2 É verdade! Aliás, não só no mesmo plano, mas eles passam a ocupar o mesmo espaço já que o homem está dentro da baleia.
Vou pesquisar sobre montagem audiovisual!
Narrador 1 Boa! A montagem alternada é só a ponta do iceberg. Tem muita coisa pra gente conhecer sobre esse assunto!
Narrador 2 Vamos nessa!
Canto/Coro “O mar é sagrado, como brilha essa baleia
a maré bate na praia e as ondas do mar na areia.
A maré bate na praia e as ondas do mar na areia”
TEXTO Alexandre Guerreiro NARRAÇÃO Mariana Lindenberg de Azevedo e Gui Castor
O filme conta a história de uma baleia, que vive próximo à Reserva de Jacarenema e protege um tesouro muito valioso: a Reserva. A baleia defende o tesouro, engolindo todos os que tentam chegar até ele. Um dia, um homem consegue chegar a Jacarenema enquanto a baleia dorme e visando uma exploração irracional da mata, provoca um incêndio.
O encontro entre a Baleia e o homem estabelece a comunicação entre os dois, e é através deste relacionamento resultante do conflito, que ocorre a mudança de conceitos daquele homem que se torna amigo e companheiro da Baleia na defesa do equilíbrio ambiental, demonstrando responsabilidade socioambiental com a atual e as futuras gerações. O filme se utiliza da liberdade de criação da ficção, contando uma história não realista, mas que atenta para questões realmente importantes. É possível identificar quais partes da história do filme não seriam possíveis na vida real?
– Junto dos alunos, se atente para a música que percorre o filme. Que tipo de música é? Quais instrumentos podemos identificar? Sobre o que a música fala?
As músicas são cantadas e tocadas pela Banda de Congo Mirim da UMEF Dr. Tuffy Nader. Pergunte aos alunos se eles sabem o que é Congo e proponha que eles pesquisem quais músicas podem representar a cidade de vocês.
Festival Filmes da Estação Juiz de Fora - Mostra Trenzinho do Filmes da Estação – MG
10ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto – Mostrinha – MG
5º Festival Curta Coremas – Mostra Infanto Juvenil - PB
Terceira Mostra Curta Colorado – Cariacica – Espírito Santo;
Cinecipó - Festival de Cinema Socioambiental - Mostra Infantil - Belo Horizonte - MG
3ª Mostra de Cinema de Gostoso - Mostra Infantil – São Miguel do Gostoso - RN
Cine Teia - Teia Nacional da Diversidade – RN
14ª Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora – MG
II Edição Cine Jardim – Festival de Cinema de Belo Jardim – PE
13ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis - Mostra Competitiva de Curtas-Metragens - SC - Menção Honrosa
18º Florianópolis Audiovisual Mercosul – Mostra Infantil – Florianópolis, SC
Anima Mundi (Rio de Janeiro). Mostra Futuro Animador
Anima Mundi (São Paulo). Mostra Futuro Animador
8º Festival Visões Periféricas – Mostra Competitiva Tudojuntoemisturado - Rio de Janeiro – RJ
8º Curta Cabo Frio – Festival de Cinema da Costa do Sol – Mostra Prêmio Curta Escola - Cabo Frio (Rio de Janeiro)
8° Festival Cinema com Farinha - Mostra Infantil/Especial – Patos, PB
X FATU - Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade – Estância Turística de Joanópolis - SP
9º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões – Mostra Curta Criança Animação - Floriano – PI
12º Fest Cine Amazônia – Manaus - AM
4º Festival Internacional Pequeno Cineasta – Museu do Meio Ambiente – Rio de Janeiro - RJ
Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Mostra Especial "Panorama Infanto-Juvenil"
1ª Animecê - Mostra de Cinema de Animação do Cerrado – Brasília
3º Festival de TV e Cinema do Interior – Mostra Animazul - Muqui - ES
Roteiro, Direção, Narração e Animações
Alunos da UMEF Dr. Tuffy Nader
Trilha Sonora
Alunos da Banda de congo mirim da UMEF Dr. Tuffy Nader
Produção das Oficinas
Marialina Antolini
Orientação de Roteiro e Animação
Núcleo Animazul, Rosaria, Ariane Piñeiro, Marcelo Perin
Tratamento de Imagens, Edição e Finalização
Marcelo Perin
Tratamento de Som
Greco Nogueira
Making Of, Captação de Som Direto
Felipe Neves
Coordenação Técnica
Nildo Neves
Assessoria de Comunicação e Produção
Simony Leite, Sheila Shunk
Coordenação Administrativa
Patricia Cortes
Coordenação Geral
Beatriz Lindenberg
Realização
Instituto Marlin Azul
realização
APOIO