Texto Alexandre Guerreiro Narração Mariana Lindenberg de Azevedo e Gui Castor
A narrativa do filme é dividida em dois momentos: a realidade, onde a menina e os amigos agem, desrespeitando a natureza, e o sonho, momento em que Graça toma consciência das consequências de suas atitudes. É através do sonho, quando Graça sonha ser uma garça, que ela percebe como a ação do homem pode impactar na vida dos animais e no meio ambiente como um todo.
É curioso notar, também, como a narrativa do filme se altera nos dois distintos momentos. Não só nas diferentes técnicas de animação, mas também na própria narração. No primeiro momento, há apenas uma narração falada, em que os narradores contam o que se passa no filme. Já no segundo, os personagens ganham vida com suas próprias vozes, construindo a história através dos diálogos que Graça tem com os outros animais. Na animação, todo som deve ser criado para o filme, já que estamos lidando com objetos inanimados. A construção do som, desde ambientes, música, narração e vozes é um grande desafio, mas também pode ser bastante divertido. Em A Garça Graça, vemos que a narração foi construída a várias vozes, assim como a dublagem dos personagens também.
3ª Mostrinha de Cinema Infantil – de 8 a 12 de outubro de 2012, no Teatro Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, Bahia. Realização: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Uesb e da Prefeitura de Vitória da Conquista;
1º Festival de Cinema de Mogi Mirim – Mogi Mirim (SP). 16 e 17/11 de 2012. Teatro de Arena da Cidade de Mogi Mirim;
Seleção da Mostra Amazônica – Mostra Não-Competitiva – Mostra Animação – 03 de junho de 2013;
Roteiro e Direção
Os Alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tânia Pôncio Leite
Orientação de Roteiro e Animação
Rosaria
Edição e Finalização
Ariane Piñeiro
Marinéia Anatório
Projeto
Povos e Mangues: “O Audiovisual na Educação Ambiental de Cariacica” Alunos e professores da rede pública de Cariacica estão descobrindo através do cinema uma forma de cuidar do manguezal. Por meio de oficinas audiovisuais, as crianças aprendem a utilizar as técnicas básicas de animação para produzir curtas-metragens inspirados na preservação deste ecossistema litorâneo.
Assessoria de Comunicação
Simony Leite
Coordenação Administrativa
Patricia Cortes
Coordenação Geral
Beatriz Lindenberg
Realização
Projeto Animação Ambiental/Instituto Marlin Azul
realização
APOIO