A Garça Graça
A vida da garça e o sonho de Graça. Projeto Povos e Mangues.
Alunos e professores da Escola Municipal Tânia Pôncio Leite e Ponto de Cultura Animazul / IMA

--------------

--------------

A Garça Graça
Alunos e professores da Escola Municipal Tânia Pôncio Leite e Ponto de Cultura Animazul / IMA
Sinopse
A vida da garça e o sonho de Graça. Projeto Povos e Mangues.
Técnicas Utilizadas
2D | Pixilation | Recorte | Stopmotion
Podcast

Narrador 1 O Instituto Marlin Azul apresenta agora “A Garça Graça”.

Narrador 2 Este podcast faz parte do Projeto Cine Animazul, realizado pelo Instituto Marlin Azul, com recursos do Funcultura, Secretaria de Cultura  do Governo do Estado do Espírito Santo.

Narrador 1 “A Garça Graça” é um filme de animação de curta metragem que faz parte do projeto povos e mangues. Vamos conhecer mais sobre o filme?

Narrador 2 A questão ambiental é central no filme. E é também no mundo atual.

Narrador 1 A ação do ser humano sobre a natureza é importante quando a gente pensa no meio ambiente. O que a gente vê no filme é a consequência da ação humana: pegar os filhotinhos dos caranguejos, jogar lixo no chão, tudo o que fazemos acaba tendo impacto no meio ambiente.

Narrador 2 O legal é perceber como o filme constrói a narrativa para nos mostrar esse impacto.

Narrador 1 Primeiro, vemos o ser humano agindo, desrespeitando a natureza.

Narrador 2 Depois, é através de um sonho que surge a consciência ambiental da qual tanto precisamos.

Narrador 1 Então… É através do sonho que a personagem entende a importância do meio ambiente.

Narrador 2 A partir do momento em que ela se transforma na garça, ela percebe a consequência de algo ruim que ela mesmo havia feito.

Narrador 1 E isso se dá através de um elemento de roteiro.

Narrador 2 O lixo.

O que a garça acha para comer é justamente o lixo deixado no meio ambiente. Ela come a caixinha de suco de manga.

Narrador 1 Essa caixinha de suco de manga é um objeto de cena importante. Através de diversas técnicas de animação, vemos a caixinha no início do filme, quando é jogada, e depois no sonho, quando a garça a encontra.

Narrador 2 É o principal objeto de cena do roteiro.

Narrador 1 É isso. Objetos de cena são esses objetos importantes para a narrativa. Alguns têm até função dramática. É o caso dessa caixinha.

A caixinha do suco de manga provoca a morte da garça no sonho e na vida real, milhares de animais morrem em consequência do descarte inadequado do lixo produzido pelo ser humano.

Narrador 2 É verdade. A própria garça fala isso no sonho. Ela conta que a mãe dela morreu porque engoliu um saco plástico.

Narrador 1 Outra coisa que chama atenção no filme é a dublagem das personagens.

Narrador 2 Tem razão! Além da narração, dos personagens que contam a história, tem os peixes, o caranguejo e a própria garça.

E fazer a dublagem dos personagens pode ser muito divertido.

Narrador 1 É divertido dublar. E a gente pode testar assistindo ao filme, tirando o som, criando nosso próprio texto e fazendo uma nova voz para cada personagem.

Narrador 2 A dublagem é um recurso muito importante para a animação.

Narrador 1  É uma etapa de muita criatividade também. Inventar a voz pra um personagem é tão importante quanto a imagem que representa esse personagem.

Vamos viajar na dublagem? Vou rever o filme e criar novas vozes para a garça graça.

Narrador 2 E eu faço os peixinhos e o caranguejo!

Narrador 1 Até a próxima!

Texto Alexandre Guerreiro  Narração Mariana Lindenberg de Azevedo e Gui Castor

Atividade Cineclubista

A narrativa do filme é dividida em dois momentos: a realidade, onde a menina e os amigos agem, desrespeitando a natureza, e o sonho, momento em que Graça toma consciência das consequências de suas atitudes. É através do sonho, quando Graça sonha ser uma garça, que ela percebe como a ação do homem pode impactar na vida dos animais e no meio ambiente como um todo. 

É curioso notar, também, como a narrativa do filme se altera nos dois distintos momentos. Não só nas diferentes técnicas de animação, mas também na própria narração. No primeiro momento, há apenas uma narração falada, em que os narradores contam o que se passa no filme. Já no segundo, os personagens ganham vida com suas próprias vozes, construindo a história através dos diálogos que Graça tem com os outros animais. Na animação, todo som deve ser criado para o filme, já que estamos lidando com objetos inanimados. A construção do som, desde ambientes, música, narração e vozes é um grande desafio, mas também pode ser bastante divertido. Em A Garça Graça, vemos que a narração foi construída a várias vozes, assim como a dublagem dos personagens também.

  • Reassistir ao filme percebendo os sons criados para a animação.
  • Recriar com os alunos os diálogos do filme, utilizando as mesmas ou outras falas.
  • Escolher outros filmes para também fazer este exercício.
Mostras, Festivais e Prêmios

3ª Mostrinha de Cinema Infantil – de 8 a 12 de outubro de 2012, no Teatro Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, Bahia. Realização: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Uesb e da Prefeitura de Vitória da Conquista;

1º Festival de Cinema de Mogi Mirim – Mogi Mirim (SP). 16 e 17/11 de 2012. Teatro de Arena da Cidade de Mogi Mirim;

Seleção da Mostra Amazônica – Mostra Não-Competitiva – Mostra Animação – 03 de junho de 2013;

Cartaz 126
A Graça Graça
Galeria

Ficha Técnica

Roteiro e Direção
Os Alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tânia Pôncio Leite

Orientação de Roteiro e Animação
Rosaria

Edição e Finalização
Ariane Piñeiro
Marinéia Anatório

Projeto
Povos e Mangues: “O Audiovisual na Educação Ambiental de Cariacica” Alunos e professores da rede pública de Cariacica estão descobrindo através do cinema uma forma de cuidar do manguezal. Por meio de oficinas audiovisuais, as crianças aprendem a utilizar as técnicas básicas de animação para produzir curtas-metragens inspirados na preservação deste ecossistema litorâneo.

Assessoria de Comunicação
Simony Leite

Coordenação Administrativa
Patricia Cortes

Coordenação Geral
Beatriz Lindenberg

Realização
Projeto Animação Ambiental/Instituto Marlin Azul

---------

Filmes relacionados: Cartilha Socioambiental 

#2
A Mulher dos Três Desejos
Alunos da Escola de Ensino Fundamental José Cupertino e Ponto de Cultura Animazul / IMA
Com podcast 252
Atividade Cineclubista De mocinho a vilão
#5
Amor Mascarado
Alunos da Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira – Cariacica (ES)
#4
As Aventuras do Chauá
Alunos da Escola Municipal Santo Antônio do Norte – Aimorés/MG e Ponto de Cultura Animazul / IMA
Com podcast 253
Atividade Cineclubista Teatro de Sombras 
#2
A Baleia e o Tesouro
Alunos da UMEF Dr. Tuffy Nader e Ponto de Cultura Animazul / IMA
Com podcast 257
Atividade Cineclubista Qual a música da minha cidade?
#5
Dinossauro Rex
Alunos da Escola Mariano Ferreira de Nazareth e Ponto de Cultura Animazul / IMA
Com podcast 249
Atividade Cineclubista Fotografe uma Pareidolia
#1
Dia do Manguezal
Alunos do CMEI Jacyntha Simões e Ponto de Cultura Animazul / IMA
Atividade Cineclubista História dos objetos
plugins premium WordPress

Assine nossa newsletter

* obrigatórios